About Memória da Nação



Dir-se-á que a Memória da Nação está no nosso quotidiano, influenciando a nossa maneira de viver e de sentir, enquanto forma de representação de uma identidade construída em quase nove séculos de História.
Está materializada nos monumentos, na toponímia urbana, na paisagem, quer através dos castelos e fortalezas instalados ao longo da fronteira e da costa, quer na morfologia dos centros urbanos ou dos espaços agrícolas.
É revelada pelas obras de arte, em particular as literárias, que exprimem os sentimentos e as razões dos vários momentos históricos.
O passado é, no entanto, geralmente, interpretado, a partir das experiências do presente, em função das circunstâncias de natureza social, cultural, política e económica que condicionam os homens no seu tempo.
Contudo, há ideias, experiências e valores que, no decurso dos séculos têm mantido o seu vigor e actualidade, enformando a consciência colectiva e construindo a nossa personalidade como povo diferente dos outros povos, mas com eles solidário.
Pátria, Nação, Família, Língua, Cristianismo, Humanismo, Universalismo, são alguns dos valores que, em nossa perspectiva, integram a identidade portuguesa, constituindo, por outro lado, importante capital simbólico, em situação crítica de preservação da identidade nacional, como resulta das condições em que se vem processando a integração numa comunidade mais vasta, a União Europeia.
O nosso objectivo é, afinal, pela evocação do passado e celebração do futuro, contribuir para
reavivar a Memória da Nação.




HTML Comment Box is loading comments...

Sem comentários: