KATHERINE DE NEVILLE, DUQUESA DE NORFOLK (1401-1483)

KATHERINE DE NEVILLE, DUQUESA DE NORFOLK (1401-1483)

Nasceu no Castelo de Raby, no Condado de Durham, Inglaterra, filha de Sir Ralph de Neville, I Conde de Westmoreland, e de sua mulher Joan de Beaufort, meia irmã de Philippa de Lancaster, mulher do Rei D. João I de Portugal, ambas filhas de John of Gaunt, Duque de Lancaster e netas paternas de Eduardo III, Rei de Inglaterra e de sua mulher, a Rainha Philippa de Hainault.
Com apena s 12 anos, Katherine casou com Sir John de Mowbray, II Duque de Norfolk, tendo tido o primeiro filho aos 15 anos, c.g. nos Duques de Norfolk; casou 2º com Sir Thomas Strangeways, cuja mãe, Mathilda Cheswick, nascida e casada em Ogmore, Glamorganshire, no País de Gales (Wales), era de ascendência celta, c.g. nos Hickling; casou 3º com Sir John de Beaumont, Visconde de Beaumont, sem geração; casou 4º com Sir John Woodville, sem geração.
Em 1465, Katherine, que enquanto viveu foi sempre designada por Duquesa Viúva de Norfolk, então com 65 anos, foi instada pela Rainha Elisabeth, mulher de Edward IV de Inglaterra, a casar com o irmão desta, John Woodville, com 19 anos. O casamento foi tido por “diabólico” pela sociedade da altura e considerado escandaloso pelos Neville, sobretudo pelo poderoso Sir Richard Neville “o fazedor de Reis”, XVI Conde de Warwick, sobrinho paterno de Katherine, que denunciava publicamente que o casamento era uma forma ardilosa de os Woodville se apoderarem da fortuna da velha Duquesa.
Recorde-se que se estva em plena época da “Guerra das 2 Rosas”, opondo os de York aos de Lancaster, pelo que é entendivel que, nesse contexto, o Conde de Warwick aproveitasse a oportunidade para contestar Edward IV (seu primo co-irmão) e a Rainha Elisabeth, apoiando o irmão do Rei, George, Duque de Clarence, pretendente à Coroa, também seu primo, que viria a ser seu genro em 1469, pelo casamento com sua filha Elisabeth de Neville.
As circunstâncias foram favoráveis a Warwick, tendo Edward IV aceite afastar da corte John Woodville e seu pai, o Conde de Rivers, contra a promessa dos seus opositores de não confrontarem militarmente o Rei.
No entanto, Warwick foi no encalço dos Woodville, capturando-os e aprisionando-os nas suas propriedades de Conventry, em Warwickshire. Emitiu, então, um manifesto, acusando os Woodville e explicando as razões do seu apoio do Duque de Clarence. Este manifesto foi, de facto, o pretexto para justificar a execução de John Woodville e de seu pai, decapitados, em 12 de Agosto de 1469, tendo as suas cabeças sido espetadas nas grades ponteagudas dos portões de Conventry.
Warwick e Clarence aliaram-se, depois, aos Lancaster e a Margaret de Anjou, mulher do deposto Rei Henrique VI e conseguiram repor este no trono (1470-1471). Edward IV, exilado nos Paises Baixos, organizou um pequeno exército com o auxilio de Carlos de Borgonha, batendo Warwick em Barnet, tendo o Conde de Warwick morrido em combate.

A Duquesa Katherine sobreviveu a todos estes acontecimentos e até aos seus filhos, tendo falecido em 1483, ano em que sua sobrinha neta Anne, filha do referido Conde de Warwick se tornaria Rainha de Inglaterra, pelo seu casamento com Richard ( irmão de Edward IV e do Duque de Clarence), que passou a reinar nesse ano com o nome de Richard III.

CRUZAMENTOS DA HISTÓRIA

A.  KATHERINE NEVILLE (1401-1483), Duquesa Viúva de Norfolk, era tia paterna de Richard Neville, Conde de Warwick, "King Maker". Era irmã de Eleanor Neville c.c. Sir Thomasd Stanley, I Conde de Derby, trisavós de Jane Stanley c.c. Sir Edward Sutton, IV Lord Sutton, c.g. abaixo. A Duquesa Katherine foi casada 2ª vez c. Sir Thomas Strangeways of Castle Harsley, c.g. que segue:
. Jane Srangeways c.c. Sir William Willougby, tiveram:
. Cecily Willougby (1463-1539) c.c.Sir Edward Sutton, II Lord Dudley, Knight of Garter (Jarreteira) tiveram:
. 1. Sir John Sutton (+1553), que segue
. 2. Geoffrey Sutton, Esq. que segue no parágrafo único
. Sir John Sutton (1553), III Lord Sutton of Dudley c.c. Cecily Grey, tiveram
. Sir Edward Sutton (+1586), IV Lord Sutton of Dudley, c.c. Jane Stanley (acima), tiveram:
. Sir Edward Sutton (+1643), V Lord Sutton of Dudley, teve Bastarda, havida em Elisabeth Tomlinson
. Elisabeth Tomlinson (II) c.c. seu primo Geoffrey Sutton Dudley, no parágrafo único

Parágrafo único
2. Geoffrey Sutton (+1571), fundador de Russels Hall c.c. Eleanor Talbot of Grafton, tiveram
. Thomas Sutton-Dudley of Russels Hall (+1615) c.c. Dorothea Lascelles, tiveram
. Geoffrey Sutton-Dudley of Russels Hall c.c. Elisabeth Tomlinson (II), acima, tiveram:
. Mary Dudley c.c. Francis Penn, são 4.os avós de Thomas Hickling

B. ELISABETH WOODVILLE ((+1492) Rainha de Inglaterra (1464-1483) pelo 2º casamento com Edward IV, Rei de Inglaterra (1461-1483), c.g. em Reis de Inglaterra. Elisabeth era filha de Sir Richard Woodville, I Conde de Rivers e de s/mer Jacquetta Zu Saint Polof Luxembourg, Duqesa Viúva de Bedford. Elisabeth Woodville era irmã de John Woodville, 4º marido da referida Katherine Neville, executado em 1469, depois da batalha de Edgecote, por ordem de Richar Neville, Conde de Warwick, sobrinho de Katherine. Elisabeth Woodville c.1º c. Sir John Grey (1432-1464), VII Lord Ferres of Groby, c.c. que segue:
. Sir Thomas Grey, Marquês de Dorset, c.c. Lady Cecily Bonville of Hartington, tiveram
. Cecily Grey c.c. Sir John Sutton (1553), III Lord Sutton of Dudley, referido na descendência de Katherine Neville, acima.
Katherine Neville, Duques Viúva de Norfolk
Elisabeth Woodville, Rainha de Inglaterra




Richard Woodville, I Conde de Rivers
Jacquetta Zu Saint Pol of Luxembourg

Ver também  http://memoriadanacao.blogspot.com/2013/09/uma-ascendencia-inglesa-com-historia.html


Luis Bivar de Azevedo




Sem comentários: